quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Lição


Um dos lados bons de ter um blog é que ao reler aquilo que outrora postamos, podemos observar nossa evolução ou não. É interessante observar como lidava com circunstâncias que aconteciam comigo, como hoje percebo que mudei, quão frágil já pareci e quão forte já me senti e talvez quão instável sou...
E por falar em fragilidade, eis a pior sensação que se pode sentir. É horrível se sentir frágil, criança, dependente e não entendo como caio nessa armadilha ainda! Eu mesma me saboto, pode isso? Que psicopatia!

Tanta coisa já aconteceu, tanta coisa eu vi que fazia o possível pra não ver, tanta mágoa eu senti... Aprendi que as pessoas são e agem conforme as convém, só e sempre conforme as convém, não há exceção! Aprendi que isso é assim pra qualquer um, seja ele pai, mãe, irmão, irmã, amigo, esposa, marido, enfim, pessoas! 

Aprendi que pra muitos, é mais fácil reclamar do que agir.. Aprendi que muitas pessoas preferem viver uma vida infeliz, porém fácil, do que viver plenamente, intensamente, dificilmente, porém feliz. 

Aprendi que aprendo com puxadas de orelha e me permito aprender e ouvir, mesmo quando a maneira com que me falam é a pior possível, mesmo detestando ouvir, mesmo assim, meu bom senso prevalece ao meu orgulho.

Aprendi que o trabalho enobrece o homem, o tira da rota de assuntos fúteis e improdutíveis e o coloca no caminho do progresso, porém também aprendi, que por mais que muitos tentem, o trabalho não abafa os sentimentos e não torna as pessoas super heróis e de ferro. O trabalho enobrece, mas o lado humano, frágil e sentimental uma hora ou outra volta à tona.

Aprendi também, que é só com muita reflexão ou muita terapia que as pessoas conseguem equilíbrio para remanejar tanto trabalho e sentimentos... isso quando o conseguem.

Aprendi e ando aprendendo todos os dias, por bem, mas normalmente aos trancos e barrancos e tento todos os dias fazer com que esses aprendizados tornem-se atos e não apenas palavras, isso é muito difícil!

Porém, sem muita baboseira, aprende-se mesmo fazendo e normalmente - pra não dizer sempre - quando não temos outra opção! 

Só existe uma forma para aprender e seguir aprendendo e evoluindo....... humildade! Só se permite ouvir para então entender, para daí pensar e consequentemente concluir que realmente é o melhor e querer mudar, quando não nos achamos sabedores de tudo e donos da palavra. E em outras palavras, a tão dita humildade, é isso aí, as pessoas gostam de usá-la para fazer com que os outros se calem, porém esquecem de pô-la em prática para si mesmos...

E vamos aprendendo... pelo menos eu até o momento que deixar de respirar.

Nenhum comentário: