sexta-feira, 18 de maio de 2007

E com vocês...

Acabei de assistir no Programa do Jô uma entrevista com a atriz Bibi Ferreira (A grande dama do teatro brasileiro, como é homenageada). Pra quem não a conhece, ela é uma atriz que tem 66 anos de carreira em musicais e agora dia 1º de junho completa seus saudosos 85 anos de puro sucesso, saúde (muita saúde) e sanidade de dar inveja a muita gente.
Ela estava no Programa do Jô (novamente) porque amanhã (18.05.2007) irá estrear uma peça (apenas textos) chamada "As favas com os escrúpulos", de autoria de Juca Oliveira e direção de Jô Soares. Infelizmente de início a peça só acontecerá no Rio de Janeiro, mas segundo a Bibi Ferreira poderá fazer um tour pelo Brasil.
Mas o que me chamou a atenção dessa entrevista foi um rap que ela cantou sobre o nosso idioma. Ela fez uma crítica sobre o presente/futuro do nosso linguajar, crítica essa muito inteligente sem perder o humor. Nesse rap ela fundamentalmente faz uma comparação entre um poema de Luis de Camões e esse mesmo poema reinterpretado de acordo com o nosso idioma hoje. Simplesmente ótimo em todos os aspectos.

Pra quem não assistiu o Programa do Jô hoje, eu tentarei providenciar pelo menos esse momento do rap, pois felizmente a internet nos possibilita isso! Mas como sai da sala logo que a entrevista acabou e vim correndo escrever esse post, eu ainda não tenho o vídeo e nem a letra do rap, mas irei atrás, pois vale a pena!
O poema em questão é "Alma Minha Gentil que te Partiste" e ela usa na verdade a primeira estrofe desse soneto:

"Alma minha gentil, que te partiste
Tão cedo desta vida, descontente,
Repousa lá no Céu eternamente
E viva eu cá na terra sempre triste."

Pra quem quiser conhecer um pouco mais dessa ilustre figura que além de atriz ainda é cantora, diretora e compositora brasileira, aí está um vídeo de uma outra participação dela no Programa do Jô.

Se acostumem! Eu não poupo elogios e rasgações de seda quando se trata de pessoas que no meu conceito merecem.

P.S: Comecei esse post com o intuito de priorizar a crítica dela no linguajar brasileiro, mas vi que acabei fazendo uma mini biografia! Perdoem!!! E prometo que assim que conseguir esse rap eu posto aqui! :)

http://www.youtube.com/watch?v=3BhsnXDn-jk

4 comentários:

Daniele Buzatta disse...

E esse link que não aparece!!! grrr

Daniele Buzatta disse...

Consegui pôr o link, mas não do jeito que imaginei! Vou ver se tem como ser do meu jeito!

Daniele Buzatta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniele Buzatta disse...

Ah! Por acaso acabei de ver ali do lado nos anúncios google um anúncio do site Vote Cristo pra eleger o Cristo Redentor como uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Votem!!!